IPVA 2023 – Valores, Vencimento e Dúvidas Comuns

O IPVA 2023 já está disponível e sempre causa algumas dúvidas.
Taynara Doni
Em Serviços Autos · há 1 anos atrás

O IPVA 2023 já está disponível e sempre causa algumas dúvidas sobre esses serviços veiculares. Inclusive, muitos brasileiros optam por pagar a parcela única com desconto (ainda que não seja vantajoso para todos).

Justamente por isso, aqui você vai entender melhor sobre os valores cobrados em alguns veículos, saber como realizar a consulta e o pagamento, bem como ter as respostas mais procuradas sobre o tema. Confira!

IPVA 2023
IPVA-2023 imagem: carrostech (canva.com)

Datas de Vencimento IPVA 2023

Todo início de ano uma das principais contas que surgem no orçamento mensal do brasileiro é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Em resumo, é uma taxa estadual. Sendo metade destinada ao Governo e a outra metade para os municípios.

Popularmente, dizemos que o imposto é usado para garantir a manutenção e recuperação de vias. Logo, é obrigatório para todos os que possuem um veículo.

Cabe destacar que foi assinada a resolução de que motos de até 170cc não pagam por IPVA, valendo a partir deste ano.

Dessa forma, as datas de vencimento variam um pouco.

A título de curiosidade, o imposto é calculado com base na Tabela Fipe. Mais especificamente no valor venal e multiplicado pela alíquota.

Para os veículos usados são considerados o número final da placa. Já para os veículos novos, a primeira parcela ou o total são pagos dentro de 30 dias depois que a nota fiscal é emitida.

A cota única acontece em janeiro, tendo um desconto de 3% a 10% a depender do estado de origem do veículo. Como não é um valor insignificativo, muitos brasileiros escolhem pagar a cota única sem desconto, ou parcelado no decorrer do ano, conforme o final da placa do seu veiculo.

O IPVA 2023 Parcelado Pode Ter 3, 4 ou 5 Parcelas. Sempre Começando em Janeiro.

Calendário IPVA 2023
Calendário IPVA 2023 (Imagem-Agencia-Brasil)

Portanto, as datas de vencimento para a primeira parcela e cota única com desconto foram entre os dias 11 e 24 de janeiro.

Agora, para a segunda parcela ou cota única sem desconto para automóveis, camionetas e camionete, motos, ônibus e micros ou similares, o prazo máximo é:

  • 11/02 – Número final da placa: 1
  • 12/02 – Número final da placa: 2
  • 13/02 – Número final da placa: 3
  • 16/02 – Número final da placa: 4
  • 17/02 – Número final da placa: 5
  • 18/02 – Número final da placa: 6
  • 19/02 – Número final da placa: 7
  • 20/02 – Número final da placa: 8
  • 23/02 – Número final da placa: 9
  • 24/02 – Número final da placa: 0

Já as demais parcelas, seguem sendo nos mesmos dias do mês seguinte. É importante lembrar de realizar o pagamento do imposto sempre em datas e horários úteis.

Caminhões e Caminhões Tratores

A cota única com desconto para caminhões e caminhões-tratores foi entre os dias 11 a 24 de janeiro. Já a primeira parcela, sem desconto, vence no dia 20/03 e a cota única sem desconto no dia 20/04.

Portanto, uma grande diferença em relação aos demais veículos.

Em seguida, as demais parcelas vencem nos dias: 20/05, 20/07, 20/08 e 20/09.

Valores IPVA 2023

Os valores do imposto veicular para este ano ficaram disponíveis no primeiro dia de janeiro. Ainda que muitos tivessem uma previsão do quanto pagariam ainda em 2022.

Conforme o Portal da Fazenda, o valor tem uma variação a partir do estado. Sendo que a taxa varia entre 1% a 6% considerando a Tabela Fipe.

Já para fazer a consulta e saber exatamente os valores, a recomendação é acessar o portal Sefaz ou a rede bancária, diretamente em um caixa de autoatendimento ou nos apps oficiais.

Para saber o valor através do Portal da Fazenda, acesse esse link.

Em seguida, digite o número do Renavam (veja no documento) e a placa. Depois, clique na caixa de “Não sou um robô” e clique em “consultar”.

Na página você verá toda a especificação do imposto, como alíquota, descontos e acréscimos.

Além disso, pode conferir multas, pagamentos em atraso e outros.

O Nivus HL TSI AD 2020, por exemplo, tem a taxa de R$ 2.929,10 neste ano (sem o desconto). Já o Fiat Mobi Like está em R$ 1.705,52.

Nos apps bancários, consulte os valores clicando em menu > débitos de veículos. Alguns apps podem ter atalhos no menu principal.

Como Pagar o IPVA 2023?

O pagamento pode ser realizado em bancos, online ou físico, através dos sites oficiais e plataformas de pagamentos autorizadas, como a Gringo.

Você também pode realizar o pagamento nas casas lotéricas e empresas credenciadas.

O pagamento pode ser feito via cartão, boleto ou Pix. Lembrando ser essencial usar apenas canais autorizados.

Nas redes bancárias, você pode usar o débito em conta ou solicitar o código de barras. Em demais apps, é comum o uso dos boletos ou o código Pix.

Basta escolher o canal de consulta e método de pagamento.

Abaixo, vamos destacar os sites oficiais de cada estado brasileiro. Assim, fica mais fácil encontrar o que estava procurando e ter todas as informações em um clique.

IPVA 2023
IPVA 2023 (Imagem: pexels.com)

Dúvidas Comuns: O que Acontece se não Pagar o IPVA 2023?

O IPVA é um imposto veicular obrigatório. Ou seja, o não pagamento significa uma dívida em aberto.

Neste aspecto, pode ocasionar multas e a inscrição do nome como devedor na chamada dívida ativa. Em outras palavras, uma inadimplência.

Cabe destacar que, após 60 dias de atraso, os juros começam a ser acrescidos no valor do imposto., variando conforme estado.

Em regra, você pode andar com o imposto em atraso até que o licenciamento esteja em dia.

Quando vence o licenciamento 2023?

O licenciamento é obrigatório e funciona como uma autorização para que o veículo circule em qualquer via, seja uma rua urbana ou estrada.

Como é anual, o vencimento dessa taxa acontece entre os dias 30 e 31 de julho. Sendo o primeiro para as placas com final 1,2,3,4 e 5, e segundo para as placas com final 6,7,8,9 e 0.

Não pagar o licenciamento resulta em multa gravíssima e agravantes. Ou seja, remoção do veículo ao pátio (+multa, diária e pontos na CNH).

É válido destacar que, se o IPVA não estiver em dia, você não consegue pagar o licenciamento.

Portanto, se atrasar o imposto veicular, regularize antes de julho.

Fui inscrito na dívida ativa, e agora?

O débito de veículos pode resultar na inscrição de dívida ativa, ou seja, uma conta em aberto com algum órgão público.

Para realizar o pagamento, você deve consultar o site oficial e clicar em Consultas. Preencha os campos solicitados e siga demais instruções. Em seguida, realize o pagamento a partir dos formatos disponíveis.

Enfim, você pode apresentar os comprovantes nos postos de atendimento para verificação. Cabe destacar que apresentar documentos falsos é crime e a Secretaria da Fazenda comunicará as autoridades caso isso aconteça.

Sites oficiais Detrans Brasil

Descubra aqui também, cinco dicas de como consultar o Renavam do Seu Veículo.