5 Dicas de Como Consultar o Renavam do Seu Veículo

Uma dúvida comum dos leitores se refere a como consultar o Renavam do seu veículo. Afinal, esse documento é um dos mais importantes para os motoristas.
Taynara Doni
Em Serviços Autos · há 9 meses atrás

Aqui no site CarrosTech, uma dúvida comum dos leitores se refere a como consultar o Renavam tanto do seu Veículo Novo ou do seu Carro Usado. Afinal, esse documento é um dos mais importantes para os motoristas, funcionando como um banco de dados da vida veicular do seu bem.

Na prática, esse número permite que você identifique tudo o que já aconteceu com o seu bem, desde o “nascimento”, quando o veículo é produzido e oficialmente registrado, quando passa por algum sinistro e mais. Então, confira as dicas de como fazer a sua consulta.

Descubra aqui também, tudo sobre a nova bruta da Chevrolet a Silverado 2024, e a novidade da marca Alemã, o Volkswagen com Amarok V6 2024.

Para que Serve o Renavam?

Consultar Renavam
Consultar Renavam imagem_ canva.com

De forma breve, o Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores onde você encontra todas as informações daquele veículo, como um tipo de CPF. Também temos o código Renavam, que são os números que permitem que você veja todo o histórico daquele bem.

Assim, o documento permite fazer buscas e identificar possíveis pendências ou históricos daquele veículo.

Entre os dados estão as multas, licenciamento, IPVA, débitos pagos ou em atraso, irregularidades, etc.

Se o carro passou por um sinistro, por exemplo, que tenha danificado a estrutura/mecânica ou mesmo substituição de peças, esses dados podem ser consultados através do documento. Por isso, é essencial verificar todas as informações dispostas ali.

5 Dicas de Como Consultar o Renavam do Seu Veículo

Agora, vamos ao tema principal desse post, as dicas de como consultar o Renavam do seu veículo de maneira prática e eficiente, entendendo o que está escrito ali.

Esteja você pensando em investir em um novo veículo, como o Mitsubishi Pajero Sport 2024 ou já usado, este será o meio de informação e de uso (já que esse documento deve estar sempre com você).

Vale destacar que o código Renavam fica no CRLV (o documento) no canto superior esquerdo, em um quadro escrito “CÓD. RENAVAM”.

1) Consulta pela Placa

Existem algumas empresas privadas que permitem o acesso às informações do veículo através da placa. A medida se tornou possível graças a Portaria nº 15/2016. Tal medida facilitou o acesso a dados relevantes para compradores, evitando surpresas após assinar um contrato, por exemplo.

Dessa forma, você acessa os sites ou conversa diretamente com a empresa, fornece o número da placa e recebe as informações.

Nesses casos, é possível que alguns dados sejam limitados, visando a proteção do dono atual, mas saberá se há pendências financeiras importantes ou mesmo sinistros.

Consultar Renavam
Consultar Renavam imagem_ canva.com

O que é sinistro?

Em resumo, sinistro é uma ocorrência/eventos com aquele veículo, sendo um risco coberto pelos seguros. Como em casos de acidentes de trânsito, roubos, furtos, etc. vale dizer que, conforme a apólice, o dono recebe ou não uma indenização.

Nos casos de perda total, o ressarcimento ocorre conforme a Tabela Fipe.

2) Consultar o Renavam Através do Denatran

Para aqueles que possuem o código Renavam, a melhor forma de consultar as informações do veículo é usando o site oficia, que são os órgãos públicos.

No site do Denatran, você confere uma série de abas de serviços interessantes, que otimizam o tempo do motorista ao acessar rapidamente os dados.

Para isso, você acessa o site oficial do Denatran do seu estado, o “caminho” pode mudar conforme a plataforma. No geral, você acessa as abas de “serviço” e “consulta de dados do veículo”. Em seguida, informa o código Renavam e a Placa.

Por exemplo, se tiver interesse em um Volkswagen Amarok V6, aparecerá na tela débitos (se houver), dados técnicos e outros.

3) Portal de Serviços Senatran

Na busca por informações de um Peugeot 2024, uma das páginas descobertas pelos condutores é o Portal Serviços Senatran.

O site é semelhante ao Detran, onde você acessa usando os dados do site Gov ou com Certificado Digital. Basta clicar em “consulta” > “veículo” > “consultar meus veículos” e informar o código Renavam e Placa.

O que é o Renach?

O Renach é um sistema de registro dos condutores, onde os dados ficam armazenados. Como um tipo de Denatran da pessoa.

4) Consultar o Renavam Usando Apps de Pagamento

Consultar Renavam
Consultar Renavam imagem_ canva.com

Os apps de pagamento são mais conhecidos para facilitar a quitação de débitos de veículos, como o IPVA. Então, se você já está assinando o contrato do tão sonhado Pajero Sport 2024 ou Peugeot 2024, esses apps vão facilitar a sua vida.

Alguns dos aplicativos mais famosos são o Gringo, Zapay, Veloe, Chaca Placa, Sinesp Cidadão e outros.

Em síntese, são apps onde você deverá informar o código do Renavam, placa ou dados de acesso, como CPF e senha. Em seguida, você verá uma série de dados na tela. No Gringo, é possível incluir a CNH, documento do veículo, tem aba de multas e mais.

Entretanto, como requer alguns dados pessoais, se você não é dono do veículo ou não possui as informações, não conseguirá acessar.

5) Consulta Pelo Chassi

Por fim, uma opção para consultar o Renavam é usando o número do chassi. O chassi é um número de identificação, também chamado de VIN, com 17 caracteres e único, ou seja, cada veículo possui um diferente de todos os outros.

Neste caso, você deve acessar o site do Detran do seu estado e clicar nas seguintes abas: veículos>consulta do Renavam pelo Chassi>digite o número>consultar.

Vale dizer que o número do chassi fica próximo do motor ou na carroceria. Via de regra, sempre olhe o lado direito, perto do banco do passageiro, abaixo do carpete, na parte metálica. Você verá um tipo de tampa de encaixar, é só levantar e verificar.

Agora, para saber todas as notícias sobre veículos, conferir as novidades do setor e ter as respostas que estava procurando, é só assinar nossa Newsletter e receber os melhores artigos selecionados a você.